domingo, 27 de abril de 2008

O princípio H.A.L.T.


Há alguns anos eu ouvi pela primeira vez sobre o princípio H.A.L.T., que em inglês é uma acronímia que significa:



H - Hungry (faminto; com fome)
A - Angry (nervoso)
L - Lonely (solitário; sozinho; carente)
T - Tired (cansado; exausto)



Essa acronímia foi criada especificamente como um slogan para fumantes e pessoas que sofrem com vícios diversos. Como a palavra HALT significa PARE, ela foi perfeita para explicar este princípio que vou explicar a seguir.

Quando eu trabalhava em vendas, um de meus supervisores, notando meu cansaço aparente, me disse que eu deveria começar a praticar o H.A.L.T. System. Foi então que eu aprendi algo que tem me ajudado muito desde então. E é algo super fácil e que pode mudar totalmente seu dia-a-dia.


Não inicie nenhuma tarefa nesses momentos, mesmo que apenas uma destas características (fome, raiva, solidão ou cansaço) esteja presente. Por quê? Porque estudos indicam que a produtividade das pessoas pode cair até pela metade se estiverem... bem, se estiverem extremamente cansadas, com fome, nervosas ou com raiva ou exaustas fisicamente.


Eu sempre achei que isto faz muito sentido. E sempre que posso, claro, tento acomodar estas 4 regrinhas básicas. Obviamente que nem sempre dá pra acomodar todas e deixar de fazer o que temos que fazer. Mas trabalhar ou exercer qualquer outro tipo de atividade quando nos sentimos confortáveis emocional e fisicamente me parece ser uma excelente pedida.

E muitas vezes, apenas 5 minutos de descanso, reflexão ou meditação já são o suficiente para nos re-energizar e nos dar mais ânimo para continuar.



* Photograph by Phil Rowe

Nenhum comentário: