sexta-feira, 30 de maio de 2008

Meu chat com o ator Eriberto Leão













Esse chat aconteceu no dia 8 de junho de 2006. Eu nem me lembrava da data exata, mas encontrei no site da Globo. Gostei muito do ator e de tudo o que ele falou. Me pareceu uma pessoa inteligente, culta e educada. Para falar a verdade, fiquei surpresa ao encontrar o arquivo da conversa no site da Globo. Eu tinha guardado uma cópia no meu computador na época, por isso nunca procurei online. Mas foi legal ver que a Globo guardou nos arquivos deles também.


Moderadora fala para a platéia: Olá pessoal! O ator Eriberto Leão, Dimas de Sinhá Moça, conversa com vocês em instantes! Enviem suas perguntas!

Eriberto Leão fala para a platéia: Tudo bom, é um prazer estar aqui.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Rubinho: Boa tarde, Eriberto!! Você acha que a história de Dimas tem a ver com a história da Escrava Isaura? No que se diferem, além do sexo oposto?

Eriberto Leão responde para Rubinho: Pois é, ambos são escravos brancos e nisso são iguais. A diferença é que a escrava Isaura não era uma revolucionária. Já o Dimas é um revolucionário preparado para isso. Ele é muito mais ativo que a escrava Isaura. Eles só se parecem em relação a cor branca e também pelo fato de serem escravos.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Erick-DF: E ai Eriberto blz?Pra vc como q ta sendo fazer esse papel do Dimas?Vc ta satisfeito profissionalmente?Tb profissionalmente falando, vc ja fez td que queria ou falta alguma coisa pra te deixar feliz,uma coisa tipo cinema por exemplo?

Eriberto Leão responde para Erick-DF: Bem, estou muito feliz com o Dimas. Muito realizado. Faço parte de uma obra que é um marco da televisão brasileira. A história é uma história densa. A gente saiu de Alma Gêmea que era mais leve para um produto mais dramático. O produto como um todo está dando certo, então para mim é uma honra. Estou muito feliz profissionalmente porque meus personagens são verticais, acho que dá para desvendar a alma humana. Sou um pouco como o Dimas, um revolucionário. Sou assim na minha vida.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por meiga: ola dimas,eu adoro seu trabalho.porem queria muito que vc ficasse com a juliana.

Eriberto Leão responde para meiga: O amor dos dois é muito verdadeiro e bonito. Mas agora, o Dimas está com o plano da vingança e vai tentar apagar este amor. Mas como todo mundo sabe, não é fácil acabar com um grande amor.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por sidia: Boa Tarde Eriberto quero te dar parabéns pelo seu trabalho acompanho desde "Cabocla".... Sou Sua Fã e torço muito por vc!!!!

Eriberto Leão responde para sidia: Obrigado!

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Rubinho: Seu trabalho anterior à este foi em Cabocla. Em quais destes dois você gostou mais de atuar e com qual personagem você se identifica mais?

Eriberto Leão responde para Rubinho: Eu gostei dos dois por igual. Cada um em seu tempo. O Dimas em Sinhá Moça tem uma indignação, que eu tenho também, não aceito o nosso país estar do jeito que está. Acho que a gente pode e deve mudar este país. Todo movimento de revolução social (não de armas) começou com os artistas. Eles preparam o caminho para o resto da sociedade. E acho que em breve teremos um no Brasil.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por supra: Eriberto, Sobre um filme que vc estava rodando, Por Onde Andará Dulce Veiga, ficou pronto?Quando entra em cartaz?

Eriberto Leão responde para supra: Está sendo finalizado. Deve ser no ano que vem. Fiquei muito feliz de ter feito este filme. Estou irreconhecível, de cabelo grande, com aquela escova progressiva que as meninas conhecem. É um grande filme.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por brunna: eriberto, qto tempo vc deixou crescer essa barba. O que vc NUNCA faria por um personagem???

Eriberto Leão responde para brunna: Minha barba cresce rápido, acho que 1 mês já estava bem grande. Mas agora estou deixando crescer há mais tempo. Eu faria tudo por um personagem. Só não faria um personagem que não trouxesse luz para as pessoas, que fizesse parte de uma trama que não transimitisse nada, uma trama vazia.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Vivi: Ola Eriberto, td bem? Meu nome e Vivi, e eu estou falando com vc de Chicago, EUA. Primeiramente, parabens pelo otimo trabalho. Nos aqui dos EUA estamos adorando a novela. Vc se sente esgotado emocionalmente depois de um dia de trabalho interpretando?

Eriberto Leão responde para Vivi: O Dimas tem muita emoção né? Não me sinto porque o ator fica protegido quando está exercendo o ofício. É óbvio que depois de uma cena de senzala, por exemplo, de muito sofrimento, você demora um pouco para voltar a sua vida.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por drika: ola td bem, vc acha que o dimas vai ter corajem de matar seu pai

Eriberto Leão responde para drika: Tem sim. Ele tem muito ódio dele.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por 2006: qual foi seu personagem mais dificil? e a cena mais engraçada feita em Sinhá moça?

Eriberto Leão responde para 2006: O personagem mais difícil é sempre o atual. Você dar vida a uma pessoa é bem difícil. Cena engraçada? Meu personagem é muito dramático. Acho que o Ricardo e o Frei José são personagens engraçados por natureza. Mas o meu é mais dramático mesmo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Eduardo: você PREVERE NOVELA DE EPOCA OU DE ANOS ANUAIS?

Eriberto Leão responde para Eduardo: Não tenho preferência. Mas eu me sinto muito privilegiado por fazer novela de época. Vou também fazer a minisérie da Glória Perez, que também é de época. Acho que no passado as pessoas tinham mais certeza da possibilidade de transformar o mundo. Prefiro fazer de época por causa deste valores. Agora fazer uma novela contemporânea que resgate estes valores também seria interessante. Como disse antes, só quero evitar trabalhos superficiais.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por 2006: você gosta de assistir aos jogos da copa? como está o nervoso para a estreia do brasil terça feira?

Eriberto Leão responde para 2006: Adoro futebol. Mas acho que a Copa que deveríamos ganhar é contra a corrupção. Me entristece até de saber que a gente é tão fanático por futebol em detrimento de outras coisas mais importantes. Mas é claro que torço para o Brasil e vamos ser Hexa.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Zely: Você é fã de Castro Alves, como Dimas?

Eriberto Leão responde para Zely: Muito: "A praça é do povo como o céu é do Condor". O Castro Alves é o primeiro poeta brasileiro que mistura o romantismo com as causas sociais. Então ele é muito atual para mim como é para o Dimas.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Erick-DF: Ah tb gostaria de saber qual a maior loucura que uma fã ja fez por vc!!!

Eriberto Leão responde para Erick-DF: Não tenho muito essa coisa. Não sou um gatinho da televisão. Sou um ator. Acho que a grande loucura é essa lucidez que eu busco passar para as pessoas no meu trabalho.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Lia: Li numa entrevista que você é guiado muito mais pela intuição e coração do que pela razão. É verdade?

Eriberto Leão responde para Lia: A minha emoção é meu motor mas o meu leme é a minha razão. Como o motor é a emoção, a razão não tem uma papel tão importante quanto o motor. Deu para entender a analogia? (risos)

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Caiorj: Como está sendo intrepretar um personagem com uma carga dramática como o seu? E no que essa carga difere do peão Tomé de Cabocla?

Eriberto Leão responde para Caiorj: Difere sim, porque o Tomé não era idealista e nem vingativo. Era uma pessoa muito mais leve e sem grandes responsabilidades. Além de ser livre. O Dimas é um escravo, ele sabe o que é a falta de liberdade. Ele é muito mais pesado. Em relação a primeira pergunta, quanto mais conflituoso é um personagem, melhor é para o ator.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Biasp: Quantos anos de carreira você tem e como foi a sua trajetória até a tv? Sempre soube que queria ser ator?

Eriberto Leão responde para Biasp: Eu descobri que queria ser ator com 19 anos. Fui trabalhar como contra-regra em um espetáculo em SP. Comecei a estudar, fui para os EUA estudar lá. Voltei, fiz meu primeiro trabalho na televisão que foi uma minisérie na CNT que se chamava "Antônio dos milagres". Depois veio o teatro. Então fiz a minha primeira novela na Globo em 1997. Passei por outras emissoras. E voltei em 2004 em Cabocla que foi um divisor de águas porque foi onde conquistei um respeito profissional. Veio na hora certa e sou grato por isso.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Vivi: Se vc pudesse interpretar qualquer um dos presidentes passados do Brasil, qual vc preferiria interpretar? Tem um favorito?

Eriberto Leão responde para Vivi: Eu acho que Jango, que governou por muito pouco tempo e foi deposto pelo golpe militar em 64. Acho que é o presidente que mais combina com meus ideais.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por brunna: vc fez faculdade???? o que vc mais gosta de fazer qdo não está gravando?

Eriberto Leão responde para brunna: Fiz a Escola de Arte Dramática na USP e também sou formado em Administração de Empresas. O que eu gosto de fazer? Gosto de ler, de namorar e sou cinéfilo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por DanieleGuarulhos: Primeiramente parabéns... Gostaria de saber qual foi a cena que mais marcou a sua vida?????

Eriberto Leão responde para DanieleGuarulhos: Algumas: a morte do Tomé em Cabloca, e crucificação de Jesus Cristo em Nova Jerusalém e o baile onde o Dimas declama Castro Alves para todo mundo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por brunna: eriberto, vc é ligado em moda? já desfilou p/ alguma marca??

Eriberto Leão responde para brunna: Já desfilei para a Complexo B em 2004. O que falta à moda é um engajamento político. Fica muito restrito a vaidade. Temos que mudar nosso país galera. Há muito problema.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Lucas-mg: É verdade que atuar ao lado de Tony Ramos foi fundamental na sua vida e na dos atores envolvidos em Cabocla?

Eriberto Leão responde para Lucas-mg: O Tony é um mestre. Ele joga ensinamentos no meio de piadas, no meio de um alto astral total. Acho que todo mundo que tem a honra de trabalhar com o ele cresce muito. Mora no meu coração para o resto da minha vida.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Nina-portugal: O seu final em Cabocla foi diferente da primeira versão da novela, né? Por que vcoê acha que aconteceu essa mudança?

Eriberto Leão responde para Nina-portugal: Quem disse isso? Foi exatemente igual ao original. A morte do meu personagem foi fundamental para o meu sucesso como ator pois foi onde se percebeu o carinho do público por ele.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Julia-bh: Você é paulista, mas se considera Carioca? Por que isso?

Eriberto Leão responde para Julia-bh: Me considero brasileiro. Aliás, me considero terráqueo. O Rio de Janeiro é a cidade que escolhi para viver, sou muito amado aqui e também a amo. E prefiro morar aqui. Mas estou sempre em SP, minha família está toda lá. Sou tricolor e do Morumbi. (risos)

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Fifa: Você acha interessante essa oportunidade de termos na tv novelas de época em contraponto com realidades tão violentas e cheias de aparências, como por exemplo o mundo ao redor da moda?

Eriberto Leão responde para Fifa: A nossa novela retrata o que está acontecendo hoje. A escravidão existe ainda, os barões, a injustiça, o desrespeito aos direitos humanos, a ignorância, a violência... Sinhá Moça é mais atual do que as novelas contemporâneas. Tudo o que está acontecendo hoje é um reflexo do nosso passado.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Tina: E a sua trajetória pelo Cinema? Você acredita que o nosso mercado cinematográfico abre portas para os atores?

Eriberto Leão responde para Tina: É um mercado forte que está ganhando espaço e vamos chegar a um lugar de destaque mundial que a gente nem imagina.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por 2006: você já viveu algum vilão em uma novela? o que é mais fácil: mocinho ou vilão?

Eriberto Leão responde para 2006: O Dimas poderia ser um vilão mas não é porque tem características de um herói. Mas eu adoraria. Mostrar o lado negro da força é importante. Não podemos negar este lado. Queria um vilão como o Osmar está fazendo. Ele é capaz da amar mas tem uma maldade que é fruto de sua educação e ambiente. E não tem o que é mais difícil não. Todo personagem é difícil se você quiser fazê-lo bem feito.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por angelicaba: neste papel quais as cenas q mais te incomodam a interpretar?

Eriberto Leão responde para angelicaba: Nada me incomoda no meu ofício. Mas como ser humano me incomodam as cenas de violência contra os escravos. Mas eu acho importante porque o artista tem que ter a precariedade. A vida é muito dura e bela. Tem o medo e tem a rosa, como diria Caetano. É saber que tem os dois lados e ter consciência disso.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por BETE: TE ACHO LINDO E ICOU TOTALMENTE EMOCIONADA QUANDO VOCÊ RESITA POEMAS. VOCÊ É MARAVILHOSO. SINTO QUE VOCÊ SE EMOCIONA DE VERDADE. PARABENS

Eriberto Leão responde para BETE: Obrigado. Me emociono mesmo, está na veia.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por brunna: tem várias pessoas do exterior que assistem vc pela globo internacional, né? como vc vê o sucesso internacional da novela?

Eriberto Leão responde para brunna: Pois é. Ontem encontrei um cara de Los Angeles que não perde um capítulo. A gente está sentindo isso. É muito bom e motivo de muito orgulho saber que podemos chegar do outro lado do mundo levando coisas bacanas para as pessoas.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por mayara: Vc é fã de algual ator ou atriz em especial???

Eriberto Leão responde para mayara: No Brasil são muitos. Lá fora gosto muito do Sean Penn e do Jhonny Depp. E na verdade acho que eu gosto de uma tribo que são os atores plenos. Aqueles que conseguem ver a vida com profundidade, que não se ilude pela fama. Porque o ator que se ilude fica tão raso que a mim não convence. Por isso fujo disso.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Eduardo: voce prevere que tipo de cena a e açao,de romance ou de aventura ?

Eriberto Leão responde para Eduardo: Tanto faz. O que importa é o produto, a história que você está contando.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Erick-DF: mas eu acho q todo ator msm q nao seja "gatinho" sofre muito assedio das fãs, mas vc como ator ja deve ter viajado por varios lugares do país né?!entao assim, qual a cidade vc mais gostou de visitar OBS:nao vale a q vc nasceu!!!e pode tb ser do exter

Eriberto Leão responde para Erick-DF: Cuzco, no Peru. É uma cidade linda, é cosmopolita, tem uma noite interesante. E tem as ruínas incas e Machu Piccu perto.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Vivi: Vc teria uma figura politica presente ou passada na Historia do Brasil que voce gostaria de interpretar em tv ou cinema? Por que?

Eriberto Leão responde para Vivi: Che Guevara porque foi um homem que colocou sua vida a serviço de um ideal. Admiro muito este homem porque quando ele tinha o cargo de Ministro das Relações Exteriores de Cuba, abandonou tudo para tentar a revolução em outros países.Ele dizia que não se preocpava em deixar nada material para seus filhos pois sabia que o Estado lhe garantiria educação, moradia e saúde! O que eu sonho para o nosso país é isso, não um socialismo ou comunismo, pois já está ultrapassado, mas como seria bom viver em um país que possa cuidar dos seus filhos.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Vivi: Eriberto, vc acaba de dizer que passou dois anos em Nova Yorque. Vc fala bem o ingles? Gostaria de trabalhar no exterior?

Eriberto Leão responde para Vivi: Eu falo sim e gostaria. Acho que vou trabalhar fora. (risos)

Moderadora apresenta a mensagem enviada por tatis: é melhor teatro ou novela?

Eriberto Leão responde para tatis: O que importa é o produto, não o veículo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por anjo: Sinhá moça é uma novela difernte em que pontos da outra peimeira ediçao

Eriberto Leão responde para anjo: Sim, em primeiro lugar o elenco, o que muda tudo. Depois a iluminação, a fotografia etc. E acho que agora ela é mais atual que naquela época.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por NICK: EM UMA PALAVRA O QUE SIGNIFICA PARA VOCE ATUAR ?

Eriberto Leão responde para NICK: Conectar!

Moderadora apresenta a mensagem enviada por Eduardo: o q voce acha do teatro brasileiro?voce acha que é?pouco divucado?

Eriberto Leão responde para Eduardo: Eu acho que ele tem o seu espaço mas acho que falta o teatro revolucionário no país. Esta revolução é a luta contra a alienação, contra a falta de consciência. Não é uma revolução por armas e nem por uma ideologia política como no passado.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por luisa: eriberto, recita uma poesia pra gente!

Eriberto Leão responde para luisa: Vamos lá, de Calderón de La Barca, que se chama "A Vida é sonho". Uma peça de 1600, já vi mais de 20 vezes!

Moderadora apresenta a mensagem enviada por rosinha: Eriberto, faz alguma diferença para o ator gravar a novela em película? O que voce acha do resultado?

Eriberto Leão responde para rosinha: A gente não grava em película. A gente grava em HD (High Definition) e depois tem um software que dá o tratamento de película.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por simone: Boa tarde, Eriberto! Você consegue acompanhar as cartas que as fãs te enviam? E internet, você tem email?

Eriberto Leão responde para simone: Eu me comunico mais com as pessoas na rua.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por brunna: eriberto, dá pra perceber que vc tem realmente o sonho de mudar o mundo! quais são as atitudes que vc acha que as pessoas têm que tomar para deixar a situação melhor?

Eriberto Leão responde para brunna: Acho que é tudo o que eu falei antes. A força que vem da honra, da ética, da honestidade. O lema do exército romano era "força e honra" porque um não existe sem o outro. O nosso país está sem força porque perdeu a honra. A honra é o sangue correndo nas veias, ser brasileiro é ser bom, ser honrado.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por ines: O que voce mais observa quando se vê em cena?

Eriberto Leão responde para ines: A minha verdade e se eu estou dando a direção certa para o objetivo daquela cena. É uma coisa mais metódica. São detalhes que só eu sei em relação a mim mesmo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por ines: Eriberto, qual o seu signo? Você acha que existem mesmo conjunções astrais que dirigem a nossa vida?

Eriberto Leão responde para ines: Sou geminiano com ascendente em peixes. Tenho certeza que existe uma influência assim como influencia a maré. Eles influenciam, não determinam.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por sisi: Como vc compôs o personagem?

Eriberto Leão responde para sisi: Eu fui a Bahia. Fiquei um tempo vivendo a cultura negra. Castro Alves foi fundamental. Me influenciei muito também com Darcy Ribeiro e Gláuber Rocha que se dizia a reencarnação de Castro Alves. Gláuber Rocha é o cara, os brasileiros devem redescobri-lo.

Moderadora apresenta a mensagem enviada por maria_lisa: Eriberto, vou fazer uma pergunta igual ao Actors Studio: ao chegar ao céu, o que você gostaria de ouvir de Deus?

Eriberto Leão responde para maria_lisa: Eu gostaria de ouvir: "Valeu"

Moderadora apresenta a mensagem enviada por vandinha: O que falta pr se realizar em sua vida?

Eriberto Leão responde para vandinha: O povo do meu país ter o mesmo conforto que eu tenho. Poder ser feliz como eu sou. Mas não sou feliz totalmente porque meus irmãos não são tão felizes. Só conseguiria ser feliz de verdade se eles parassem de sofrer.

Eriberto Leão fala para a platéia: Primeiro quero agradecer a todo mundo. E falar que estamos juntos, a gente faz parte de um corpo místico, não estamos sozinhos. As pessoas boas e honradas devem reascender esta esperança. Não há caminho para a paz, ela é o próprio caminho. Não há caminho para o amor, ele é o próprio caminho. Vamos caminhar para um mundo mais consciente e mais digno. A lei é amar ao próximo como a si mesmo. Obrigado!

Moderadora fala para a platéia: Pessoal, o chat com Eriberto Leão fica por aqui. Obrigada pela participação de vocês!

. . .

Bem, como eu disse antes, foi muito legal poder fazer perguntas a Eriberto Leão. Eu comecei a ser fã do ator justamente durante sua atuação na novela Sinhá Moça, que achei brilhante e comovente. E é sempre uma grata surpresa quando constatamos que alguém é na vida real até mais interessante do que seu personagem nas telinhas.

Que bom que há um registro desse chat tão bacana.


Fonte: Globo Vídeo Chat

. . .

Nenhum comentário: