quinta-feira, 12 de junho de 2008

12 de junho - Dia dos Namorados



Para quem tem namorado e também para quem não tem, um dia especial como esse, que celebra o AMOR entre as pessoas, não pode passar desapercebido. Mas me pergunto: até que ponto um único dia deve ser algo que norteia o sucesso (ou a falta dele) na vida afetiva de alguém.

O Dia dos Namorados me parece ter se tornado quase que um troféu, ou um motivo para se sentir seguro para as pessoas que possuem alguém especial ao seu lado e com esse alguém pode compartilhar esta data. Enquanto que para as que não tem esse alguém, ele se torna uma fonte de angústia e de sentimentos de inferioridade e mais uma miríade de emoções negativas. Não consigo mais ler relatos, especialmente de mulheres, que passam o dia todo chorando e se culpando por não ter o tão desejado "namorado".

Mas... por que isso?!? Por que deixar que uma simples data no calendário dite a sua felicidade e o seu nível de auto-estima? Será que ter alguém só por ter, só para não ficar só nesse dia em particular, será que isto seria produtivo, benéfico e até mesmo sinal de maturidade emocional? Não acredito. Nós mulheres devemos nos bastar a nós mesmas antes de conseguirmos ser parte de qualquer relacionamento duradouro, honesto e sincero. E como ter tudo isso se não conseguimos nem amar a nós mesmas?!?

Você pode indagar se eu estou sozinha ou acompanhada neste dia. E a resposta é: pode ser que esteja sozinha e pode ser que esteja acompanhada. Na verdade isso não importa muito para mim hoje, pelo menos não no que se refere ao calendário. O "estar acompanhada", em minha opinião, abrange muito mais do que meros chocolates e flores que me são dados em uma data festiva qualquer.

Quero estar acompanhada sempre, todos os dias, incessantemente e até egoisticamente mesmo! Quero o amor sem segundas intenções, mas lotado de terceiras - se é que você me entende. rs

Isso de presentear por força do hábito ou por exigência da sociedade... realmente não é pra mim. Obviamente que é maravilhoso receber presentes do coração, neste ou em qualquer outro dia do ano. Mas o que realmente importa é a intenção por detrás do ato em si. E se a intenção for pura... tudo de bom! Sem aquilo de obrigação, de fazer por fazer, de ter que fazer para não entrar em conflitos. Dar um presente com má-vontade é muito pior do que não dar nada.

O romance de verdade começa onde as regras e expectativas alheias terminam e onde apenas o que duas pessoas desejam é importante.

Mas, mesmo assim, Feliz Dia dos Namorados. Desejo que todos os seus dias sejam Dias dos Namorados. E se você está sozinha(o) hoje, não se sinta triste por isso. Para tudo há uma razão de ser. E no final das contas, quem disse que é preciso outra pessoa para se sentir nas nuvens? Se ame. Se cuide. Se respeite. Viva a vida, seja lá como ela se apresentar hoje. O resto é consequência...


Nenhum comentário: