quarta-feira, 18 de junho de 2008

A Verdadeira Face da Timidez


Eu já fui alguém que se considerava uma pessoa "tímida". E minha timidez atrapalhava e muito minha vida. Era muito difícil conversar com outras pessoas, interagir, até mesmo caminhar pelas ruas e ter que me deparar com a multidão que sempre nos espera lá fora.

Eu sempre tinha aquele pensamento contínuo de "o que será que estão pensando de mim?".

Para ser sincera, conviver com outras pessoas se tornou uma tortura sem fim. Fora meus familiares e amigos mais próximos, a vida em comunidade para mim era como uma penitência ou uma obrigação. E algo que eu jamais pude imaginar aconteceu como resultado de minha timidez: as pessoas começaram a interpretá-la como ARROGÂNCIA!!! Comecei a ser "premiada" com apelidos de todos os tipos. Tudo bem, minha aparência física contribuiu muito para isso. Sou uma pessoa que no Brasil seria considerada de aparência "estrangeira". Sempre me senti diferente da maioria. E, aparentemente, a maioria também percebia isso e se afastava - ou me rotulava desse ou daquele nome.

E enquanto isso... minha timidez continuava.

Outro problema: minha mãe era VENDEDORA!! Lidava com o público em geral e muitas vezes esse público era recebido na SALA DE NOSSA CASA! ahahahahah

Hora da confissão: até meus 15 anos de idade eu me escondia DEBAIXO DA CAMA para não ter que conversar, fazer sala, etc. para as clientes de minha mãe. Olha, como era difícil ser filha de alguém que conversava com todos como se fossem amigos de infância. Eu me sentia um peixe fora d'água perto dela. Eu queria ser como ela, mas não conseguia... Por isso me escondia ou dava um jeito de sumir para não ter que interagir com ninguém. E isso só aumentava minha aura de estranheza e de arrogância e "metidez" para a maioria dessas pessoas.

Ah, esqueci de dizer que eu era (e continuo sendo) a maior CDF da paróquia!! Detalhe: e minha escola REALMENTE SE CHAMAVA Paróquia! ahahahahah

Nem é preciso dizer o que minha timidez, minha aparência européia e meu CDéFISMO fizeram para minha reputação na nossa pequena cidade do interior.

Mas o tempo foi passando, eu fui crescendo e me conhecendo melhor. Saí do Brasil e minha vida mudou completamente. Fui forçada a enfrentar o mundo. Mas não apenas o mundo: o mundo onde ninguém falava a minha língua!! Se eu era tímida antes, melhor deixar essa timidez de lado porque... não há como assimilar uma nova língua, costumes e cultura estrangeiros sendo tímida. ahahahahah

E foi assim que minha timidez começou a se dissipar e eu comecei a realmente VIVER!

Imediatamente após chegar aos EUA eu fiz uma decisão muito importante: eu falaria com todos, em qualquer lugar, sobre qualquer assunto e mesmo que meu inglês fosse PODRE! =P

Vim para viver, para descobrir coisas novas e para me descobrir. Isso não é hora de me fechar dentro de minha conchinha e me esconder da vida.

E foi assim que aconteceu tudo. De repente eu me vi, cheia de complexos (por não falar inglês e não ser nativa), mas sem medo de errar.

E não há NADA que se compare a viver sem o medo de errar. Tudo bem que eu fazia o melhor do melhor que podia, considerando as circunstâncias em que me encontrava. Mas quando "escapulia" uma palavrinha ou frase erradas... eu tava nem aí! Minha atitude era "e daí? Simbora! Bola pra frente!" rsrsrs


Depois de alguns anos dessa terapia inversa e extrovertida, descobri algo inédito: sou mesmo a filha "verbal" de minha mãe. Adoro falar com pessoas. Adoro falar com QUALQUER pessoa, de qualquer lugar, de qualquer nível social, cultural, psicológico, emocional, ETs... brincadeirinha! (Se bem que eu adoraria fazer uma sabatina com um ET da vida! ahahahah). Aprendo com todas as pessoas. Até mesmo com as que não se identificam comigo e com minha linda de pensamento, gostos, opiniões, etc.. É impressionante como a vida se abre para nós quando nós nos abrimos para a vida.

A pouco tempo eu descobri uma definição que acho que explica perfeitamente o que se passou comigo e com minha timidez:

"A timidez é uma forma de narcisismo."

Quando estamos tão preocupados com nós mesmos a ponto de fechar todas as portas para pessoas e experiências diferentes, nós estamos na verdade atuando como Narciso, que só conseguia enxergar a si mesmo e a nada mais.

Pense bem. A pessoa tímida está preocupada com SI MESMA 100% do tempo. Preocupada com o que vão pensar dela. Com o que ela está falando ou não falando. Com o fato de existirem outras pessoas que estão praticamente se intrometendo no seu mundo particular.

Quem sofre com a timidez sofre por não querer se abrir para a vida. Ou por não SABER como fazê-lo, como era meu caso. Criam-se cenários imaginários e vivem-se dramas particulares que nunca existiram de fato.

A timidez é a expressão "politicamente correta" para uma das várias faces do narcisismo.

Uma pena... Há tanta vida lá fora...

No mundo dos meus sonhos não existe timidez. Sabe por quê? Porque ser tímido ou tímida não leva ninguém a lugar algum, a não ser para dentro das nossas próprias limitações. Ninguém vive sozinho. E a timidez é o caminho mais curto até a solidão.
. . .

Nenhum comentário: