quarta-feira, 9 de julho de 2008

Laura Day: Intuitiva Profissional


Reportagem original: Lola Ogunnaike - CNN



Nova Iorque (CNN) -- A diferença entre uma pessoa psicótica e uma pessoa psíquica é que a informação obtida pela pessoa psíquica é verdadeira, diz Laura Day. E muitas companias estão pagando a ela US$ 10.000 por mês por suas previsões.

Mas, por favor, não chame Laura de psíquica. Ela prefere ser chamada de "intuicionista" ou "intuitiva."

"A palavra "psíquica" carrega consigo muitas conotações em nosso vocabulário, algumas bem estranhas, e eu prefiro a palavra "intuição" porque a intuição é um dos sentidos que todas as pessoas possuem. A intuição é a habilidade de coletar informações às quais você não teve acesso anteriormente," disse Laura em uma entrevista. "Uma vez que você coloca a palavra 'psíquica', é as pessoas imediatamente começam a pensar que eu bebo poções estranhas ou que eu consigo falar com os mortos."

E realmente Laura Day não faz nenhuma destas duas coisas. O que ela faz é ser consultora de companias que procuram aumentar de alguma forma a sua competitividade e produtividade no mercado. Laura já ajudou a agências de caça-talentos a selecionar novos clientes, companias de informática a refazer suas equipes de marketins e até advogados já a procuraram paraa ajudá-los a selecionar pessoas para formar júris.

Jennifer Aniston, Nicole Kidman e Demi Moore são algumas das celebridades que contrataram os serviços de Laura e acabaram se tornando boas amigas dela.

E o salário que ela cobra, algo sempre em torno de milhares (five-figure) de dólares, garante acesso de 24 horas aos seus serviços intuitivos. Laura não trabalha com mais de cinco companias de cada vez e ela garante que durante os seus quinze anos de carreira como intuitiva, ela conseguiu mais de 10 milhões de dólares. E o negócio continua crescendo exponencialmente. Ela possui até uma lista de espera. E tudo isso, diz a consultora psíquica, ela conseguiu apenas através de referências de cliente para cliente.

Por que uma compania contrataria alguém que sabe praticamente nada sobre sua linha de negócios é um mistério para muita gente. Mas não para quem já trabalhou com Laura. A autora Karen Page, formanda da universidade americana de Harvard, convidou a intuicionista para fazer um discurso para um grupo de empresários logo após os atentados de 11 de setembro. Laura foi um sucesso! E, anos mais tarde, Karen continua elogiando o discurso da intuitiva.

"Do ponto de vista da racionalidade, pode ser que Laura não conheça nada a respeito do assunto para o qual ela serve como consultora, mas ela consegue elaborar insights valiosíssimos," completa Karen. "E isso é algo que eu tenho visto Laura fazer muitas e muitas vezes. ..."


"E algumas vezes, Laura desenvolve insights que são realmente surpreendentes. Quando Laura Day fala alguma coisa, eu ouço."

Mesmo asim, alguns dos clientes da intuitiva se recusam a assumir publicamente que a contrataram como consultora, provavelmente por medo de serem vistos como tolos ou ingênuos. Porque, no final das contas, aquelas pessoas ditas "psíquicas", ou as que dizem ser, são o sustentáculo principal para comerciais bregas que passam na TV a altas horas da noite.

Mas Laura não trabalha com bolas de cristal ou com cartas de tarô. E ela prefere manter suas echarpes em seu pescoço, e não enroladas em sua cabeça. Ela poderia se passar facilmente por uma editora de alguma revista de moda, por exemplo. No dia que eu a entrevistei, ela estava usando um vestido preto básico e super chic, com sapatos Prada combinando com o vestido. E ela possui o temperamento de alguém que está acostumada a ser chamada de uma mãe super bacana (ela tem um filho de 16 anos de idade).

Ela se recusa a encarar a si mesma como alguém especial. "Nós todos," diz ela, "temos o poder da intuição. Só que alguns de nós sabem como usá-la melhor que os outros."


"Uma enfermeira em um hospital de uma área mais pobre da cidade, extremamente intuitiva," continua Laura. "Alguém que trabalha na bolsa de valores de Nova Iorque, também super intuitivo. Nossos soldados, nossos bravos soldados, são também muito intuitivos. Eles têm que ter olhos e ouvidos em todos os lugares. Qualquer pessoa que precise agir rapidamente e corretamente, baseando-se em poucas informações, é uma pessoa intuitiva."



Veja aqui, o texto original em inglês.


Lola Ogunnaike é uma das correspondentes do programa "American Morning," da rede de televisão americana CNN. A tradução do texto eu mesma fiz, com algumas pequenas alterações, apenas para dar sentido em português, mas sem alterar o conteúdo principal.

Nenhum comentário: