quarta-feira, 16 de julho de 2008

A última aula de Randy Pausch

Em outubro de 2007, com apenas 46 anos de idade, o professor Randy Pausch resolveu se despedir simbolicamente de seus estudantes, uma prática comum entre os professores da Universidade Carneguie Mellon, nos Estados Unidos. Algo como tentar ensinar aos estudantes tudo o que aprenderam até então. A forma escolhida pelo professor Randy para se "despedir" foi uma palestra chamada "Como Fazer para Realizar Seus Sonhos de Criança", onde ele conta um pouco da história de sua vida, sua infância, seus pais, suas experiências e sobre as lições que aprendeu durante o percurso. E tudo isso, pouco tempo após ter descoberto que estava sofrendo de câncer do pâncreas e contando com poucos meses de vida. No caso de Randy, infelizmente a palestra se tornou uma despedida real...


Mas o mais interessante foi a maneira divertida, sim, eu disse divertida, com a qual Randy resolveu descrever suas experiências - tanto as relacionadas à sua vida antes como depois do diagnóstico da doença. Quem assiste a palestra e lê o livro não consegue deixar de sorrir constantemente do humor inteligente e até um pouco inocente de Randy.

Confesso que o livro, que li em sua versão original em inglês e que em português foi chamado de A Lição Final, foi um daqueles livros que me "viraram do avesso" através das palavras realmente tranformadoras, reveladoras e docemente singelas e puras de Randy. Que maneira espetacular de se viver! Seja lá quanto tempo nos reste. Realmente... uma LIÇÃO DE VIDA!

Trago, portanto, alguns pedacinhos dessa palestra fantástica para cá, na esperança de que não apenas as palavras de Randy, mas seu espírito corajoso e alegre, sobrevivam mesmo após a sua morte. No final deste texto, deixarei o vídeo em sua versão original, para quem souber inglês. Realmente uma pérola de sabedoria e também de bom humor em meio à tempestade. Que bom seria se todos conseguíssemos viver como o professor Randy...



Randy, sua esposa, Jai, e seus três filhos



Trechos do Livro A ULTIMA LIÇÃO (THE LAST LECTURE):

As Lições que Estou Deixando para Trás

Por Randy Pausch


Em muitas universidades, professores são convidados a dar uma “última aula”. Nesta conversa, eles refletem sobre o que mais importa para eles. Enquanto eles falam, a platéia se faz a mesma pergunta: Que sabedoria você deixaria para o mundo se soubesse que esta seria sua última chance?

Ano passado, concordei em dar uma última aula na Universidade Carnegie Mellon, onde sou professor no departamento de ciências da computação. Algumas semanas mais tarde, soube que tinha apesas meses de vida – estava morrendo de câncer no pâncreas.

Sabia que podia cancelar. Tenho três filhos pequenos, sou casado com Jai, a mulher dos meus sonhos, e ainda há tantas coisas a fazer. Mas falando, sabia que poderia colocar a mim mesmo numa garrafa, que um dia poderia aparecer na praia para os meus filhos, Dylan, Logan e Chloe. Aqui vai o que quero compartilhar.


Divirta-se Sempre

Antes da minha palestra, o presidente da Carnegie Mellon, Jared Cohon, me disse, “Por favor conte a eles sobre diversão, porque é por isso que vou me lembrar de você”. Cheguei a uma conclusão rapidamente. Cada um de nós deve tomar uma decisão, melhor resumida nos personagens de A.A. Milne, em Winnie-the-Pooh. Sou o Tigre que adora se divertir ou sou uma tristonha Eeyore? Minha posição é bem clara.

No meu último Halloween, Jai, nossos filhos e eu nos fantasiamos de “Os Incríveis”. Coloquei uma foto nossa no meu site e expliquei que a químio não tinha afetado meus superpoderes. Recebi emails com sorrisos como resposta.

Não vou desistir do Tigre dentro de mim. Alguém me perguntou o que quero escrito na minha lápide. Eu disse: Randy Pausch: Viveu 30 Anos Após um Diagnóstico Terminal”. Eu poderia encaixar muita diversão em 30 anos. Mas se não tiver que ser assim, vou encaixar muita diversão no tempo que tenho.


Sonhe alto

Tinha oito anos no verão de 1969, quando o homem chegou à lua. Estava na colônia de férias, nós crianças fomos levados até a casa principal para ver aquele momento na TV. Mas os astronautas estavam demorando, e estava ficando tarde. Os orientadores nos mandaram de volta às nossas barracas para dormir, e nós perdemos os primeiros passos.

Fiquei possesso. Pensei: “Minha espécie sai deste planeta e há um mundo novo pela primeira vez, e vocês aí acham que a hora de dormir ter importância?”

Quando cheguei em casa, meu pai me deu uma foto que ele tinha tirado da TV no segundo exato em que Neal Armstrong pisou na lua. Ainda temos esta foto.

Dê a si mesmo permissão para sonhar. Incentive o sonho de seus filhos também. De vez em quando, isso pode significar deixá-los acordados depois da hora.


Peça o que deseja

Numa viagem à Disney World, meu pai e eu estávamos no monorail com meu filho Dylan, então com quatro anos. Dylan queria sentar na cabine da frente com o motorista, e meu pai achou que seria legal também.

“Pena que eles não deixam qualquer pessoa sentar lá,” meu pai disse.

“Na verdade, aprendi que há um truque para se sentar lá na frente,”eu disse. “Quer ver?”

Caminhei até o atendente e disse: “Com licença. Será que poderíamos sentar no carro da frente, por favor?

“Certamente,” disse o atendente. Ele nos levou até a cabine da frente. Foi uma das únicas vezes que vi meu pai sem palavras. “Falei que era um truque,” disse a ele. “Não falei que era um truque complicado”.

Agora me tornei melhor ainda em “só pedir”. Como todos sabemos, pode-se levar dias para receber resultados de exames médicos. Não quero passar meu tempo esperando, então pergunto: “Quanto antes posso receber estes resultados?”

“Oh,” eles normalmente respondem, “talvez possamos dá-los a você em uma hora”.

Peça. Mais do que você imagina, a resposta que você vai ouvir é “Claro”.


Ouse arriscar

Num curso de realidade-virtual que ministrei, encorajava os alunos a tentar coisas difíceis sem se preocupar com fracasso. No final do semestre, dei um pingüim de pelúcia – “O Primeiro Prêmio Pingüim”— à equipe que apostou mais alto sem alcançar seu objetivo. O prêmio veio da idéia de que quando os pingüins pulam na água onde pode haver predadores, bem, um deles tem que ser o primeiro pingüim. Essencialmente, foi uma prêmio por um “glorioso fracasso”.

Experiência é o que você ganha quando não consegue o que quer. E isto pode ser a coisa mais preciosa que você tem a oferecer.


Procure o melhor em todo mundo

Recebi este conselho de Jon Snoddy, meu herói na Disney Imagineering. “Se vicê esperar o bastante,” ele disse, “as pessoas vão surpreender e impressionar você”. Quando você fica frustrado com as pessoas, quando você está zangado, pode ser porque você ainda não os deu tempo suficiente. Jon me alertou que isto necessitava de muita paciência, talvez anos. “No final,” ele disse, “as pessoas vão te mostrar o lado bom delas. É só ficar esperando. Ele aparece.”


Encontre tempo para o que importa

Quando Jai e eu saímos em lua-de-mel, queríamos ficar sozinhos. Como meu chefe exigia uma forma que as pessoas pudessem entrar em contato comigo, gravei este recado. “Oi, aqui é o Randy. Esperei até os 39 anos para casar, então minha esposa e eu vamos viajar por um mês. Espero que isso não seja um problema para você, mas é para o meu chefe. Aparentemente, tenho que estar disponível”. Então dei os nomes dos pais da Jai e a cidade onde eles moravam. “Se você ligar para a operadora, você consegue o telefone deles. E então, se você conseguir convencer meus sogros de que a sua emergência merece interromper a lua-de-mel da única filha deles, eles têm nosso telefone”. Não recebemos nenhum telefonema.

Tempo é tudo que você tem. E você pode descobrir um dia que você tem menos do que imagina.


Deixe as crianças serem elas mesmas

Por eu ser tão franco sobre meus sonhos de infância, as pessoas me perguntam sobre os sonhos que tenho para os meus próprios filhos. Como professor, já vi como pode ser perturbador quando os pais têm sonhos específicos para seus filhos. Minha tarefa é ajudar meus filhos a cultivar uma alegria de viver e desenvolver mecanismos para satifazer seus próprios desejos. Meus desejos para eles são bem exatos e, considerando que não vou estar presente, quero ser bem claro: Filhos, não tentem descobrir o que eu queria que vocês fossem. Quero que vocês sejam o que vocês quiserem. E quero que vocês sintam como se eu estivesse aí com vocês, qualquer que seja o caminho escolhido.




Randy Pausch - The Last Lecture
Achieving Your Childhood Dreams




* 76 minutos de duração



Fontes:
Contemporary Cinderella
PA Pundits
Carneguie Mellon's YouTube Channel
A Lição Final - Submarino.com.br
The Last Lecture - Amazon.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David