quarta-feira, 2 de julho de 2008

O Ato de RECLAMAR

Hoje acordei pensando nisso... no ato de reclamar.

Por onde andamos, há sempre pessoas reclamando disso ou daquilo. E as reclamações variam em intensidade, variedade e até em nível dramático.

Mas... por que reclamar tanto? O que o ato de reclamar contribui na solução do problema ou problemas em questão? Não acho que o reclamar em si ajude em absolutamente nada. A não ser, claro, a fazer com que a pessoa se sinta acolhida por outras pessoas, muitas que talvez estejam passando pela mesma situação. Fora isso, reclamar por reclamar, não faz o menor sentido.

E pior: há pessoas que reclamam de coisas que não têm a menor possibilidade, por mais remota que seja, de mudarem. Como o clima, por exemplo.

Moro em uma cidade do hemisfério norte, à beira de um grande lago, onde o clima está sempre mudando e mudando drasticamente. Há dias que acordamos com frio e vamos dormir com calor e vice e versa. Quando chove ou neva, então, os noticiários de TV (já sabendo dessa fome das pessoas por novos motivos para reclamar) anunciam tal ocorrência natural como se fosse o início do Armaggedon! ahahahahah

Nevou hoje! Vai nevar amanhã! E depois de amanhã também!!!! BIG DEAL!

O que a Natureza faz ou não faz é algo que foge TOTALMENTE ao nosso controle. Por que reclamar então? Será que morar em Júpiter, onde nem oxigênio respirável teríamos, seria melhor do que enfrentar uma nevasca? Acho que não! rsrs

E fico sempre me perguntando: por que reclamar? O que reclamar ajuda e a quem ajuda...?

E em casos como esse do tempo e do clima, reclamar me parece um ato de insanidade total. Ninguém pode escolher o clima que terá em um determinado dia. Reclamar do que não se pode mudar me parece um passinho a caminho do sanatório mais próximo. Por que não aceitar o que é, como é e tentar mudar ou melhorar apenas aquilo que se pode mudar?

E uma coisa eu sei com absoluta certeza: na maioria dos casos quando reclamamos de alguma coisa, a única coisa que podemos mudar é a nossa atitude em relação a essa coisa. Nada mais.

E é realmente impressionante como o mundo ao nosso redor parece mudar quando nossa atitude perante a ele muda.

A chuva vai continuar a chover. A neve vai continuar a nevar. No verão, vai fazer calor mesmo - não há como evitar isso. Não seria melhor nos juntar à corrente da vida ao invés de lutar contra ela?

Pelo menos é isso o que eu tenho tentado fazer nos últimos tempos. E tem me dado muita serenidade e paz de espírito, mesmo quando encontro situações de desafio e dúvida.

Nenhum comentário: