quinta-feira, 14 de maio de 2009

Entenda o porquê de sua busca constante por respostas



Este é um trecho do livro THE LEAST YOU SHOULD KNOW ABOUT LIFE (O Mínimo Que Você Deveria Saber Sobre a Vida), e é para pessoas que querem saber as respostas para as perguntas mais fundamentais da vida. Mas, talvez você se pergunte por que você deseja tanto obter respostas? Existem duas razões básicas:


Você reconhece que você é um aprendiz espiritual, o que significa que você possui um desejo intrínseco de encontrar respostas, a fim de expandir sua compreensão de si mesmo e da vida.

Você não está satisfeito com a sua vida e circunstâncias em que você vive e quer saber como você pode mudar essas circunstâncias.



O primeiro motivo pode parecer mais filosófico, enquanto o segundo é mais prático. Na realidade, ambos os motivos derivam do mesmo desejo, ou seja, do entendimento de que deve existir algo mais sobre a vida, o que suscita a vontade de melhorar sua experiência de vida como um todo. Mas, qual é exatamente a sua experiência de vida?

Considere, por exemplo, duas pessoas que estão ambas expostas a circunstâncias exteriores muito semelhantes, como a perda de um emprego ou enfrentando a necessidade de uma mudança de carreira. Uma destas pessoas reage sentindo-se como uma vítima e culpando seu patrão, a sorte, o destino ou Deus. Essa pessoa entra em parafuso e em desespero. Depois, ao olhar para o que lhe aconteceu encara tudo como se a situação em questão houvesse arruinado completamente sua vida.

O outro leva a situação como um grito de alerta, uma oportunidade de repensar a vida e fazer algumas alterações. Essa pessoa depois olha para trás e encara a situação como a melhor coisa que poderia ter lhe acontecido, pois a levou a fazer alterações em seu percurso que colocaram sua vida em um caminho melhor e mais certeiro.

Ambas as pessoas encontraram circunstâncias exteriores semelhantes, mas suas experiências interiores foram quase completamente opostas umas às outras.

Sua forma de encarar a vida, sua maneira de olhar e responder a circunstâncias exteriores, são o que forma sua experiência de vida. Mas como as pessoas podem vivenciar duas experiências e circunstâncias exteriores tão semelhantes ao passo que uma pessoa tem uma experiência positiva e a outra tem uma experiência negativa?

A razão é que as duas pessoas reagiram de forma diferente ao que lhes aconteceu.

O que fez com que uma pessoa tivesse uma experiência negativa enquanto a outra foi capaz de transformar as mesmas circunstâncias em uma experiência positiva? Será possível que uma pessoa entendeu algo que a outra pessoa não conhecia e por causa dessa percepção, ele ou ela foi capaz de escolher uma melhor experiência de vida. Uma pessoa foi capaz de dominar a sua experiência enquanto o outro se tornou uma vítima.

Vamos agora ver a verdadeira razão pela qual as pessoas querem respostas às perguntas fundamentais da vida, querem melhorar a sua vida experiência! Como é que isto dizem respeito aos motivos mencionados anteriormente:

Você tem uma vontade intrínseca de encontrar respostas. Há valor em saber mais sobre si mesmo e sobre vida. Saber quem você é e por que você está aqui pode dar-lhe um profundo senso de propósito. A vida assume um significado mais profundo, e você também verá uma finalidade específica para a sua própria vida. Isto, obviamente, melhora suas experiências, mesmo que nada mude em suas circunstâncias exteriores.

Saber mais sobre si, sobre a vida e sobre a forma como você interage com a vida pode habilitar você a fazer mudanças positivas em sua vida. Isso, obviamente, melhorará a sua experiência de vida.



Fonte: www.askrealjesus.com

Nenhum comentário: