domingo, 7 de dezembro de 2008

7 Passos para ajudá-lo a vencer o poder que seu Ego exerce sobre você

Sete Passos para ajudá-lo a vencer o poder que seu Ego exerce sobre você


Uma mensagem do Dr. Wayne W. Dyer
Domingo, 19 de outubro de 2008




Aqui estão 7 sugestões de como você pode transcender conceitos natos de auto-importância. Todas elas foram criadas para evitar que você se identifique erroneamente com o seu Ego.


1. Pare de se sentir ofendido.

O comportamento de outras pessoas não é razão para que você se sinta imobilizado. Tudo aquilo que lhe ofende, também lhe enfraquece. E se você estiver procurando oportunidades para se sentir ofendido, pode ter certeza que elas aparecerão a todo instante. Isto é seu Ego, trabalhando para que você se convença de que o mundo não deveria ser da forma que ele é. Ao invés disso, de se deixar ser dominado por seu Ego, seja alguém que aprecia a vida e que contribui para ajudar o Espírito da Criação. Não dá para você atingir os poderes benéficos das boas intenções e bons fluidos enquanto estiver ofendido, seja lá com o que for. Tente viver de forma a tentar eliminar os horrores e desavenças que já existem no mundo ao seu redor, horrores estes que emanam de uma identificação em massa com o ego coletivo da humanidade. Tente permanecer sempre em paz consigo mesmo e com o mundo. Como nos foi bem lembrado pelo livro UM CURSO EM MILAGRES, a Paz é de Deus. E você, que é parte de Deus, jamais se sentirá em casa, bem consigo mesmo, se não estiver em paz. Sua existência é Divina, você não pode estar em seu lar se não for na paz de Deus. Ademais, se sentir ofendido origina o mesmo tipo de energia negativa que te ofendeu e que o levou a atacar, contra-atacar e a entrar em estado de guerra.

2. Desista de sua necessidade de vencer sempre.

O Ego adora dividir as pessoas entre dois grupos: vencedores e perdedores. A busca pela vitória acaba sendo um meio de evitar o contato consciente com o poder da intenção. Por quê? Porque no final das contas, é impossível vencermos o tempo todo. Sempre haverá alguém mais rápido que você, mais jovem, mais forte, mais inteligente... e se você se fiar nisso, acabará voltando a se sentir inferior e insignificante novamente.

Você não é suas vitórias ou o que você ganha. Pode até ser que você goste de competir e que se divirta em um mundo onde vencer é tudo. Mas você não deve deixar que isso se transfira para seus pensamentos. Não existem perdedores em um mundo onde todos nós compartilhamos de uma mesma fonte de energia. A única coisa que você pode dizer com segurança é que você teve um desempenho "x" em um determinado dia, em comparação com outras pessoas que estiveram a seu lado nesse dia. Mas hoje é outro dia, com outros competidores, novas circunstâncias a serem consideradas. E você continua a ser a presença infinita e eterna que ocupa um corpo que está vivendo outro dia, ou outra década, que envelhece ao passar do tempo. Abandone sua necessidade de vencer e desista de achar que o oposto de vencer é perder. Isso é um medo imposto a você pelo seu Ego. Mesmo que seu corpo não esteja se comportando de forma desejável hoje, talvez você esteja doente ou triste, nada disso importa quando você não está constantemente se identificando e se deixando definir pelo seu Ego.

Transforme-se em um observador atento, alguém que observa tudo à sua volta sem a necessidade de vencer ou ganhar nada, apenas apreciando tudo de bom e belo que existe. Permaneça em paz e se sintonize com as energias positivas das boas intenções e pensamentos de serenidade e paz - e descubra que ironicamente (e você talvez nem note isso), todas as vitórias que você sempre buscou começarão a aparecer em sua vida à medida que você deixar de buscá-las incessantemente.


3. Abandone sua necessidade de estar sempre certo.

O Ego é a origem de vários conflitos e desavenças porque ele faz com que você julgue outras pessoas como sendo as erradas. Quando você se torna uma pessoa hostil em relação aos outros, você se distancia mais e mais do poder da intenção. O Espírito criador é generoso, cheio de amor e sempre receptivo; ele não possui raiva, ressentimento ou rancores. Quando você abandona seu desejo de estar sempre certo em todas as conversas e discussões das quais participa no seu dia-a-dia, é como se você estivesse enviando uma mensagem em alto em bom tom a seu Ego. Uma mensagem que diz: não sou seu escravo. Eu quero viver em harmonia, paz e serenidade, e por isso eu rejeito sua necessidade (Ego) de estar sempre certo em tudo. Para ser sincero, eu vou oferecer às pessoas que cruzarem comigo a chance de se sentirem bem consigo mesmas quando eu lhes disser que elas estão certas e não eu, agradecendo a todas elas por me ensinarem uma nova forma de pensar e de encarar as coisas.

Assim que você conseguir se desvencilhar desse desejo constante de vitória, de ser sempre o vencedor, você será capaz de fortalecer sua conecção com o seu poder de manifestação e intenção. Mas tenha sempre em mente que o Ego é um combatente muito insistente. Eu mesmo já vi pessoas que acabaram com relacionamentos maravilhosos apenas por sua necessidade de estarem sempre certos em tudo que diziam e faziam. É por isso que eu faço esse apelo para que você deixe de lado essa necessidade de estar sempre certo, se deixando guiar e comandar por seu ego. Sempre que sentir o clamor de seu ego e quiser demonstrar que está certo a todo custo, pare em meio à conversa e se pergunte: "Eu quero estar em paz nesse instante? Eu prefiro estar em paz e feliz ou estar certo?" Quando você escolhe permanecer em um estado de paz e serenidade, você opta por fortalecer seu poder de intenção e de manifestar uma vida mais feliz, um momento mais feliz. E todos esses momentos onde você escolhe a serenidade ao invés do Ego o levam a fortalecer suas intenções e o Poder Universal da Criação começará a contribuir para que você consiga viver a vida que você deseja viver, que você foi destinado a viver. I

4. Abandone sua necessidade de ser superior aos outros.

A verdadeira nobreza não consiste em sermos melhores que as outras pessoas. Ela consiste em sermos melhores que as nossas versões anteriores. Mantenha-se focado em seu crescimento pessoal e espiritual, tendo sempre em mente que ninguém nesse planeta é melhor que as outras pessoas - seja lá por que motivo for. Todos nós viemos da mesma fonte original. Todos temos uma missão que visa lapidar nossa verdadeira essência; todos temos de cumprir nossos destinos. E nada disso é possível quando você se considera superior às outras pessoas. Há uma antiga passagem que diz que somos todos iguais perante aos olhos de Deus. Antiga, porém, verdadeira. Não julgue os outros baseando-se em sua aparência física, em suas conquistas, bens materiais, ou em outros indícios que derivam única e exclusivamente do Ego que habita em você e neles. Todas as vezes que você projeta uma imagem de pessoa superior, você recebe de volta o ressentimento e, posteriormente, o sentimento de hostilidade das pessoas que o cercam. E esses sentimentos se transformam no veículo que o leva para cada vez mais longe de sua verdadeira intenção: o crescimento enquanto pessoa e enquanto ser espiritual. O livro UM CURSO EM MILAGRES aponta para essa necessidade inerente ao ser humano de ser especial, de ser melhor que os outros. Quem deseja tal coisa sempre faz comparações entre si e entre seus semelhantes, algo que é alcançado quando a pessoa se foca nos aspectos negativos dos outros. Não apenas isso, mas procurando outros aspectos negativos, e outros, e outros e assim por diante.


5. Abandone sua necessidade de sempre acumular mais e mais bens materiais.

O mantra do Ego é "eu quero mais, mais e mais!". Ele nunca, jamais se satisfaz. Não importa o que você consiga ou adquira, seu ego insistirá que não é o suficiente. Você então se verá em um estado de perene insatisfação, eliminando assim qualquer possibilidade de chegar ao objetivo desejado. Todavia, a realidade é que você já conseguiu chegar ao objetivo que gostaria, e a forma com a qual você escolher como utilizar este momento em sua vida é uma opção sua e só sua. Ironicamente, no entanto, é fato que assim que você deixa de perseguir seus desejos e objetivos, assim que você deixa de querer sempre mais, mais e mais, todas as coisas que você sempre desejou ter ou fazer começam a aparecer como que por encanto em sua vida.

A Fonte universal da Criação está sempre contente com si própria e sempre criando novas vidas, se expandindo, e jamais tentando se apegar às suas criaturas para atingir algum objetivo egoísta. Esta força divina acaba de criar e já deixa aquilo que criou livre. E assim que você também aprender a deixar de lado os desejos infindos de seu ego, você finalmente conseguirá se alinhar a essa fonte divina. Ao passo que você aprender a apreciar e agradecer tudo o que já possui e tudo o que se apresentar em seu caminho, você estará praticando um dos mais belos ensinamentos de São Francisco de Assis: "É dando, que recebemos". Ao permitir que a abundância chegue até você e através de você, você se alinhará à Fonte divina de tal forma a garantir que esta energia positiva e criadora jamais se extingua.


6. Deixe de identificar quem você é com tudo o que você já fez ou conseguiu obter.

Pode ser que você ache difícil compreender este conceito se você se convenceu de que quem você é está ligado às suas realizações pessoais. Mas, lembre-se: Deus escreve todas as músicas, Deus canta todas as canções, Deus constrói todos os edifícios, e Deus é a fonte de todas as suas realizações. Quase posso ouvir seu ego protestando enquanto você lê estas palavras. Mesmo assim, preste muita atenção e se concentre nesta idéia. TUDO emana da Fonte divina! Você e a Fonte divina são uma só coisa! Você não é seu corpo e suas realizações. Você é o observador. Observe tudo; e sinta-se agradecido pelas habilidades que você conseguiu acumular. Mas dê todo o crédito por elas ao poder de suas intenções, as quais trouxeram você a esta existência e com as quais você conseguiu materializar-se e se tornar parte da criação divina.

Quanto menos você precisar receber o crédito por suas realizações e feitos pessoais, mais conectado você estará com as 7 faces da intenção positiva. E mais livre você estará para realizar ainda mais do que já realizou até hoje em termos de objetivos pessoais.

Apenas quando você se considera o único responsável por tudo que conseguiu até hoje é que você se distancia de sua origem divina e deixa de lado a paz reconfortante e a gratidão pela verdadeira origem de tudo o que você é e faz: Deus.


7. Deixe de lado sua reputação, seja lá qual ela for.

Sua reputação não está localizada em você. Ela reside nas mentes das outras pessoas. Portanto, você não tem controle algum sobre o que pensam ou deixam de pensar a seu respeito. Se você conversar com 30 pessoas diferentes, você passará a ter 30 reputações também diferentes uma da outra. Se conectar ao poder da intenção significa ouvir seu coração e tentar se conduzir pela vida de forma a seguir seu compasso interno e o que ele diz ser sua missão a cumprir. Se você se preocupa o tempo todo com o que pensam e ou dizem sobre sua pessoa, isso significa que você se desligou de sua origem divina, de seu poder de intenção, e que passou a deixar que a opinião alheia passasse a guiar seus passos. Isto é um sinal de que seu ego está sob controle, uma ilusão que se posiciona entre você e o poder de suas intenções.


Não existe nada que você não possa fazer, obter ou realizar em sua vida. Isto, claro, se você não permitir que sua essência seja apagada por seu desejo de provar constantemente a todos que você é superior a eles e gastando todo o seu tempo e energia tentando conseguir uma reputação brilhante em meio a outros egos. Faça o que você deseja fazer não por causa do que pensam de você ou para manter sua "reputação" entre as pessoas. Siga sua voz interior, pois ela o mantém ligado à força divina que o criou e que o guia todos os dias de sua vida. Mantenha-se em seu curso, se desligue dos possíveis ou prováveis resultados de suas ações, não se preocupe com o futuro, e assuma a responsabilidade total pelo que realmente reside dentro de você: seu caráter!

Deixe que sua reputação, seja lá qual for, seja o assunto de debate entre outras pessoas; ela não tem nada a ver com quem você realmente é. Or como o título de um livro bem conhecido diz: O Que Você Pensa de Mim Não Me Diz Respeito!


Source: SpiritLibrary

14 comentários:

Anônimo disse...

i haven't eaten anything nice since 2 days. i can not eat anything if noone is in this appartment. i used to eat really lot. i once had 85 kilo. now i have 63 kilo. and i am 1m67.
i did something bad again. i am angry at -you-know-who- because he left. two years ago i even called him and cried like a baby. an i even left him 3 messages, on one i said that i hate myself for being in love with him and being so vulnerable. but he did not understand it i guess. i was crying too hard. he did not even call back. i wrote him to stop this net-stuff, he doesn't answer. i don't know what to do. he said "we can not be friends at all". still i fell we could. and he tries to say something but i don't get it, i don't get what the hell wants to tell me. he is keeping "saying" how great his city is, though he never told me to visit him. though i would love to. and i am angry at him that he does not care for me. or does he care? i can't decide. maybe its not him with this net/search results. maybe its that old guy. who knows. tell me what to do. detailed. i mean with him. i can not care about myself until i know how to deal with him. don't tell me to love myself. i do love me a bit already, , because i want him to love me. though i don't know how. what do i have to do? wait or what??? lets call him "joseph".;)

Vivi disse...

OK, this is my next suggestion to you. Get a book called "He's Not That Into You."

I know it's going to help you look at all that is happening between you and Joseph in a whole new light. I promise you.

That book has helped millions of women worldwide to deal with the sometimes mysterious male behaviour.

:)

Anônimo disse...

i read the reviews and some online parts. if i would switch my brain off: i can FEEL him, i know it. if i switch on my brain: all the questions and my anger appear again.
he is into me.
first of all i have to make that old guy think that he is the greatest person ever- he made me suffer too, so i want my job for 3 months at least- i have the right to get it and i will get it. i had to pay a fee of one semester at univ. just because he was late with my grade, so that i could not finish in time, had to get other profs., failed my exam, and they threw me out of univ. where i had to go back to, and it was partly his fault. i will focus my anger on him, and believe me i won't make it easy for him. it is easy to manipulate men if you don't love them at all. he deserves it very much. and i think he has to get back to his wife, what the hell is he thinking...he just needs to be dissapointed so that he goes back and sees what a great person his wife is.
this is what i learned with joseph. he dissapointed me very hard, but this is what makes me believe that he is stronger than me, if i could calculate him, he would not be stronger and i would not feel secure. (but i won't tell joseph this, he is a bit high nosed already....)
in this racist city that i live in, i won't even get a job on my own. either they are racist or you have to be part of a political party. believe me, i tried for one year to get a job. all i get is unfairely paid jobs with stupid people, so if i have to deal with stupid people i want it to be well so that i can do something with it lateron, before i give up this life because of its ridiculous system. i have no choice. if i don't manipulate him, all of his affair girlies get their jobs while i am working double and earning nothing and kicked out anyway. so let me be a little bit aggressive, kick some of these girlies out and confuse him endlessly, this is not very complicated. as long as i don't have to see him daily, i can do it.
being nice is not always right. i keep my jobs where i am independent and mix up with what he has to offer as well.
so he is fine, i am fine, everyone is fine. before he starts to become "my friend" i am gone.
what would you do, i am tired of searching for work and of being treated bad. i told him already i am in love with joseph. so its not my fault if he is disaapointed in the end.
the other stupid guy who kept asking me intimate questions disappeared. ;)
though i am not at your opinion i feel better after talking to you. i see much clearer now.
(joseph loves mary very much. he just does not know it. one day he will know it. hopefully when mary is still here.)

Anônimo disse...

Mary, what makes you think that Joseph will be with you one day? Is it something he did or does? If so, what? Do you talk to him? Do you see him? Does he call you?

I was wondering about this today. You don't have to answer if you don't want to, of course.

:)

Anônimo disse...

he does not say anything, he does not call and he does not meet me.
and i am sure he is not one of those who tells you constantly how much he loves you. maybe he never said that to anyone.

maybe you are right he won't come back at all, if i think about it u are right.
but my feelings tell me: he is so familiar. as if i know him for very long time. even from the very start. it was a bit frightening as well. he is like a deja-vu. sometimes not a nice one but he is meant to stay. this is what my feelings tell me. but i can not prove it and it sounds so silly to you, right? i know. sorry.

is this what u wanted to know or did u mean something else, did i misunderstood u?

Anônimo disse...

oh! u mean why i know that joseph loves me much.
when i feel bad and would love to be dead, he comes to my mind. this is how i know.
i know this is not rational. but i don't care. it is not too stupid, is it?

Anônimo disse...

the more i think about it the more it depresses me what u asked. so all what u post here, you don't believe in it. its only decoration.
you ask for prove. you ask me how i prove that i know that someone is into me.
are you the same person who posted this part about rumi? you sound like him. i am sure joseph would ask the same question like you. how to prove. then u say its wishful thinking, right? first i thought u are really asking but u are not asking, u try to tell me that i have no prove.
the more i think about it the more angrier i get.
why do you try to destroy somehting that u don't understand? just because there is no proof , there is no fact?
and i even apologized for sounding silly.
if u need a proof for everything, so how do you live? this is what upsets me most. every one keeps telling me that my system of living is wrong, but they have nothing in replace. there is no proof of god, no proof of love and no proof on anything. i am aware of that, which is why it is battle for me not to give up, because of this awareness. you don't have proof for nothing, this is why this life is not beautiful at all.
this is what joseph has not understood either. he could be dead in one hour. simply as that. but all the healthy people forget that. and waste time. this is why i said, hopefully he recognizes me while i am here.
this is why i don't accept help. because i hate it when people try to destroy what they don't understand. even if u don't get my point, why do you ask in a way to suggest me that what my belief is wrong.
if i needed proof i would not be able to wait until now. i don't understand always what i feel but my feelings are stronger than my thoughts, u may call this irrational but i call it covering what your mind can't take. are u the same person who recomeneded me this book about " a new earth"?
u sound like joseph. won't take one step without being secure and having proof.
it is a wonder that i fell in love at all, when there is hardly anyone understanding what i say. u live day in day out, with no proof about anything, but still u find time to write someone on the other side of the world that what she believes in without no proof is all wrong.
u remember i asked u at the beginning wether u were him? i was right. u are like him. u don't trust what u feel.
thank you very much, how human you are, so very enlightened. if u see someone else who believes in something without no proof, don't forget to destroy it and don't forget to smile while doing it.

Vivi disse...

You sound so angry, Mary. I only asked you about him because you never said anything about him calling you or not. That's all.

I didn't mean to destroy anything you believe in or feel.

And remember: I'm not enlightened yet. I don't think either of us or most people we know are enlightened.

I was just curious as to where Joseph stands regarding your love for him. That's all. I didn't mean to say that your feelings aren't real or that what you can sense about him isn't real.

Common!! I can sense what my sister, who lives in Brazil, is thinking and feeling most of the time. Of course many people will say that's not real. I don't really care what those people think. I only care about what I feel and know to be true to ME!

You should do the same, Mary.

Believe in what you believe and only that.

Let none of my questions or opinions upset you. First of all, because that's not what I want and wish. And second of all, because opinions are just that: opinions and one-sided judgements.

Take care! (And relax!! Please!! *smiles*)


Vivi

Anônimo disse...

do you think there is the possibility of a second chance for everyone? haveyou ever given someone a second chance?

Vivi disse...

I believe that ANYTHING is possible, Mary. And, yes, I have given someone a second chance. And he was my husband of five years at the time. Actually, I think both him and I kept giving each other a second, third, ad infinitum for the next ten years.

So, again, I believe anything and everything can happen to us, through us and because of our choices. But we should not discount free will, of course.

:)

Anônimo disse...

and do you think is it very very important to men to have a girlfriend that is...lets say "horizontally expierienced"? do you really think men tend to reject someone who is not expierienced at all? i don't want to have any sexual expieriences with anyone else. i want to stay with him forever and always. does that sound stupid to men, who are "western"? sorry, but i have no other term. my grandmother always said this is the balance. he knows-u don't. if u both would know- there would be no balance. but i was grown up here, i know my grandmother might not be right.
everything i know is that i don't want to be blamed for not having had sex. and i don't want to be rejected. and i don't know if me being the way i am now is bad or not. i just know its not my fault. but it sounds like a lie. what do you think. my parents keep and kept saying "u are free to do what u want" but i know they don't understand it either. do you?

Vivi disse...

Mary, I really couldn't care less about what your grandmother said, or what people say you should do or not do. Or about what "men" want and need or what you are supposed to do or not do according to other people (and that includes me). What I really care about is what YOU want to do. Have you ever thought about that? What does MARY want to do, really?

Forget what other people tell you you should do. What do YOU want to do? What feels right to you? What? And try not to answer these questions by impulse or following this or that idea that comes up in your mind.

Feel, try to sense what's best for you. Then, and only then, you will find the answers that you seek.

Anônimo disse...

i want everybody to be happy. me included and i don't want anybody to feel left alone by me and i don't want to be left alone either. nothing feels right. everything turns to be bad and wrong in the end.
i hope u get nice gifts today, isn't christmas today?

Anônimo disse...

1. i would like to live in a city where i can listen to water, to the ocean. and i love sand. somewhere where i am welcome, or at least not much bothered.
2. i would love to have a little fat dog and a little fat cat. i love them to be fat, and then i take care of them, and talk to them.
3. i would love to have children as well, i think.
4.i would love to have a job with a regular income, so that i would be able to invent stories and write them, without having the fear of running out of money.
5. i would love joseph to love me too. (his real name is much nicer), or at least take care of me. i want to be important for someone like him. actually him.

this is my list. if u see santa claus, tell him.;)