quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Realidade e Crenças Pessoais

Do livro: A Natureza da Realidade Pessoal
De Seth, através de Jane Roberts


Seth: Vocês [seres humanos] formam a malha de sua experiência pessoal a partir de suas próprias crenças e expectativas. Estas idéias pessoais que você possui sobre si mesmo e sobre a natureza de sua realidade afetam todos os seus pensamentos e emoções. Você encara suas crenças sobre a natureza da realidade como sendo a verdade, e quase sempre não questiona estas crenças pois estas aparentam ser auto-explicativas. Suas crenças aparecem dentro de sua mente como fatos concretos muito óbvios para precisarem ser examinados.

Portanto, tudo aquilo que você crê muitas vezes é aceito sem questionamentos. Suas crenças não são encaradas por você como sendo crenças sobre a realidade, mas como sendo características da própria realidade. Frequentemente tais idéias aparentam ser indiscutíveis, fazem parte de quem você é de tal forma que nunca lhe passa pela cabeça especular sobre a validade das mesmas.

Algumas pessoas, por exemplo, não questionam nenhuma de suas crenças religiosas, mas as aceitam como sendo fatos concretos. Para outros é relativamente fácil reconhecer tais suposições e hipóteses dentro de um contexto religioso, mas se encontram totalmente cegos para elas em outras áreas de sua vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei, e não é contra o que comento em YR, vou ver se acho esse livro em Espanhol ou italiano

Vivi disse...

Espero que encontre sim, o livro. Não vou mentir, Seth fala de uma forma que às vezes é difícil acompanhar. Pensamentos complexos e de difícil assimilação para os que estão começando a ler seus livros. Mas com o tempo você pega o fio da meada e começa a entender a genialidade das palavras que lê. E quando isso acontece, nem mais importa se quem escreveu é vivo ou morto ou qualquer outra coisa. O trabalho e a exuberància das idéias revolucionárias falam por si mesmos.

Obrigada pela visita.